Roteiro de 2 dias por 8 Cachoeiras na região de Lumiar - Nova Friburgo - RJ.

Olá pessoal, 

Destino certo para viajantes que procuram escapar da agitação dos grandes centros em finais de semana, nossa região é cercada de muito verde, fauna riquíssima e principalmente MUITA ÁGUA!

Um belo banho de cachoeira está entre as melhores opções para recarregar as energias, deixar o estresse ser carregado rio abaixo, e garantir a volta para casa de corpo e alma limpos para começar mais uma semana. Na região do entorno de LUMIAR, BOA ESPERANÇA e SÃO PEDRO DA SERRA são mais de vinte cachoeiras, algumas de acesso fácil, outras nem tanto, algumas com estrutura de restaurante e banheiro, outras completamente selvagens, aventura para todos os gostos!

Com a ajuda dos nossos amigos da SERRA A CIMA TURISMO, montamos um roteiro de 2 dias, que passa por 7 das cachoeiras mais conhecidas da região, sem correria, e com a garantia que você vai passar mais tempo dentro d’água do que dentro do carro.

Vamos ao roteiro:

Dia 1 - Circuito cachoeiras da Boa Esperança.

Mapa de referência – Circuito das cachoeiras – Boa Esperança

Poço Belo

  A primeira cachoeira que nos deparamos subindo a estrada para o vilarejo de BOA ESPERANÇA é o Poço Belo, a aproximadamente 5 quilômetros do centro de Lumiar e São Pedro da Serra, ainda na parte asfaltada da estrada. De fácil acesso, com margem de areia que facilita bem o entrada na água, e faz do local uma ótima opção para as crianças (e os adultos menos aventureiros, rs). Ali a gente ainda encontra um pequeno moinho de água que funciona até hoje, e é utilizada para fazer o fubá artesanal que a gente encontra em alguns armazéns da região. Esse fubá moído na pedra é um dos segredos das famosas broas produzidas pelos antigos na região. Uma das vantagens de fazer o passeio com o guia, é a possibilidade de agendar uma visita e ver o moinho em pleno funcionamento, como nesse vídeo do pessoal da SERRA A CIMA TURISMO.

   No local tem um bar que fica do lado oposto da estrada, e é famoso pelo pastel de broto de bambu, uma atração à parte para os amantes de novidades gastronômicas.

   Por ser um poço de fácil acesso, em feriados e meses de férias costuma ficar cheio, então a dica é chegar cedo, já que a partir das 11h costuma ser o pico de ocupação.

Cachoeira e cânion do Indiana Jones

   Uma das mais procuradas da região, no vilarejo de BOA ESPERANÇA, a aproximadamente 6,5 quilômetros do centro de Lumiar e São Pedro da Serra, parte do percurso é feita por estrada de terra íngreme e essa já exige dos visitantes um pouco mais de espírito aventureiro. É preciso fazer uma trilha com dificuldade média de aproximadamente 15 minutos a partir da placa na beira da estrada que indica a entrada para acessar a cachoeira que é formada por um pequeno poço ao fim de uma bela rampa de pedra, um cânion com grandes pedras redondas suspensas que justificam o nome dado a cachoeira, e levam até uma queda d’água que tem o acesso feito pela entrada do cânion no topo da rampa de pedra, subindo o rio por dentro d’água.

   Para os mais experientes é possível fazer o percurso sozinho, mas um guia local sempre é recomendado. Essa cachoeira guarda uma dose de aventura a mais, é possível descer a parede de pedra do cânion fazendo um rappel de aproximadamente 8m com a SERRA A CIMA TURISMO. Essa cachoeira é selvagem, não tem estrutura de restaurante, banheiro, etc.

Cachoeira da Aventura.

   Um poço raso com duas belas quedas d’água capazes de derrubar marmanjo em tempos de cheia, o visual deixa extasiado que chega a esse pedacinho de paraíso. Na estrada que dá acesso a cachoeira do Indiana Jones, com a entrada difícil de localizar e conhecida por poucos, a cachoeira da aventura é uma das mais belas quedas d’água da região. Recebe esse nome por ter um acesso por uma trilha mais difícil e por ser um ponto muito procurado pela galera que curte a bela descida de rappel de 25 m de altura que é possível realizar no local com os guias da região. A nossa indicação para o efeito é a mais uma vez galera da SERRA A CIMA TURISMO.

   Essa cachoeira é selvagem, não tem estrutura de restaurante, banheiro, etc.

Cachoeira São José

   Com uma queda d’água de mais de 12 metros, a CACHOEIRA DE SÃO JOSÉ é tida por muitos como a mais bela da região. Localizada no vilarejo de boa esperança dois quilômetros depois do poço belo, dentro de uma propriedade particular que cobra justos R$ 4,00 pelo capricho dado ao local facilmente percebido no jardim lotado de hortênsias. Ali você encontra um bar simples, com um bolinho de aipim sem igual, além de outro petiscos bem gostosos, uma piscina adulta e outra infantil alimentadas pela geladíssima e gostosa água do rio, chuveirão, banheiros, mesas e gramado para esticar uma canga. A cachoeira propriamente dita, fica cem metros depois dessa estrutura, numa parte mais reservada do sítio.

   Por ser um local de fácil acesso e com boa estrutura, em feriados e meses de férias costuma ficar cheio, então a dica é chegar cedo, já que a partir das 11h costuma ser o pico de ocupação.

Para o primeiro dia já basta de aventura, agora e voltar para a pousada, tomar um banho e se preparar para passear pelas belas vilas, escolher um bom restaurante e curtir a noite na companhia de gente querida. Nesse link você encontra um post nosso com dicas de restaurantes.

Dia 2 - Circuito Encontro dos Rios.

Mapa de referência – Circuito das cachoeiras – Encontro dos Rios

Poço Verde

   Localizado na estrada que liga Lumiar a Rio das Ostras, antes do Encontro dos Rios, com acesso fácil e estacionamento, o Poço Verde é uma excelente opção para os menos aventureiros e para as crianças. Uma beira de rio linda, com ótimos pontos de banho, fundo de areia, estrutura de banheiro, chuveirão e bar com boas opções de tira gosto e bebida gelada. É cobrado o valor de R$ 10,00 por pessoa de entrada.

 

Poço Secreto

   Localizado na estrada que liga Lumiar a Rio das Ostras, antes do Encontro dos Rios, com acesso por trilha de dificuldade média conhecida somente por alguns guias locais, esse poço NÃO é daqueles que se chega sozinho, a presença do guia é fortemente recomendada. O local é lindo, uma parte do Rio Macaé bem larga, com partes mansas para banho de um verde esmeralda impressionante, paisagem exuberante, é um dos locais mais reservados da região.

   Essa cachoeira é selvagem, não tem estrutura de restaurante, banheiro, etc.

 

Encontro dos Rios

   Saindo de Lumiar em direção a Rio das Ostras, seis quilômetros a frente encontramos um dos mais famosos pontos turísticos de Nova Friburgo, o Encontro dos Rios é formado pelo encontro do Rio Macaé com o Rio Bonito. De fácil acesso, asfalto por todo caminho, trilha leve, e cenário ideal para aquela foto que vai bombar no Instagram, esse é o local que você não pode de forma alguma deixar de conhecer.

   A força e imponência do rio Macaé é daquelas coisas que a gente não esquece, é achar um cantinho pra sentar e se deixar hipnotizar. O fim da trilha leve com aproximadamente 200 metros, que tem a entrada logo a direita depois da ponte, leva a parte mais mansa do Rio Bonito, ideal para banho, nadar, e ficar lagarteando nas pedras. É do encontro dos Rios que sai a o rafting feito pela galera da Lumiar Aventura, e também o pessoal da canoagem. Por ser um local de fácil acesso, em feriados e meses de férias costuma ficar cheio, então a dica é chegar cedo, já que a partir das 11h costuma ser o pico de ocupação. Essa cachoeira é selvagem, não tem estrutura de restaurante, banheiro, etc, mas basta seguir mais 500 metros a esquerda depois da ponte que você chega ao BAR DO ENCONTRO, a beira do Rio Macaé, local com estrutura de banheiro, chuveirão, mesas no gramado e bons petiscos.

Toca da Onça

Seguindo por uma estrada de terra para os mais aventureiros, localizada 5 quilômetros (que levam aproximadamente 40 minutos para serem percorridos) depois do Encontro dos Rios está a TOCA DA ONÇA, uma praia de rio num local super reservado, de águas calmas ideal para curtir com a criançada. Lá você encontra estrutura de restaurantes simples com deliciosos  petiscos e refeições caseiras, redes para descanso, banheiros limpos, e dá pra passar fácil um dia inteiro fazendo absolutamente nada. 

Bom pessoal, acho que com esse roteiro a gente consegue dar uma breve amostra do que a nossa região tem para oferecer. Agradecemos a SERRA A CIMA TURISMO, pela parceria na criação desse conteúdo, e fica a nossa indicação para que esses passeios sejam feitos sempre acompanhados de um guia local, a experiência é outra na companhia deles!!

Em breve mais roteiros, fiquem ligados!!

O que você está esperando para garantir a sua reserva nesse paraíso?!

Visite nosso site para conhecer melhor a Pousada dos Anjos e obter mais informações sobre tarifas e disponibilidade.
Vai ser um enorme prazer te receber!